Horta reclama ampliação <br>do aeroporto

A Assembleia Municipal da Horta aprovou, por unanimidade, no dia 27, uma moção da CDU que considera «ser essencial manter na política aérea da Região o princípio da existência dos cinco aeroportos com voos de carreiras provenientes e com destino ao Continente», porque isso «corresponde a uma orientação, há muitos anos em vigor, que caracterizou, progressivamente, uma descentralização que promoveu e promove o desenvolvimento global da Região».

O documento alerta ainda o Governo Regional e o Governo da República para «a necessidade de serem efectivadas as obras de ampliação do Aeroporto da Horta, há muito reconhecidas como necessárias e, nessa efectivação, assegurar que o Concessionário assuma as responsabilidades que contratualmente lhe competem e que o Estado, através das suas várias formas de organização, assuma o restante, bem como a liderança de todo o projecto».

Desta forma, solicita-se às entidades competentes «a implementação no Aeroporto da Horta, com a máxima urgência, do Projecto RISE e que os aviões da Azores Airline sejam equipados com o nível de equipamentos que possibilitem a aproximação com mais baixa visibilidade», mas também «enfatizar junto da Administração da SATA a necessidade de, entre Maio e Setembro, haver um número maior de voos da Azores Airline, apontando-se como adequado na situação actual o número de 14 toques semanais durante esse período».

Por último, a moção sublinha «a importância que terá o facto da SATA, logo que tenha condições, ter, nos voos para a Horta e para o Pico, tripulações habilitadas simultaneamente para operar nos dois aeroportos e para realizar operação nocturna, assegurando assim a complementaridade dessas infra-estruturas».




Mais artigos de: Nacional

Mais força a quem luta

No próximo dia 16 de Outubro realizam-se eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores. A CDU apresenta aos açorianos um projecto de futuro para a Região.

É preciso derrotar <br>a ilegalidade

No encontro promovido pelo Movimento Mulheres Unidas Pelo Táxi (MUPT), realizado no dia 29, em Lisboa, Carla Cruz, deputada na Assembleia da República (AR), frisou que o PCP «esteve, está e estará ao lado do sector do táxi contra o processo de liberalização que está em curso».

Viticultores espremidos

A vindima deste ano está a ser um «pesadelo» para os vitivinicultores do Douro. «Estamos perante uma redução significativa da produção, comparativamente com campanhas anteriores», alertou a AVIDOURO.

SIRCA e incêndios em debate

No dia 17, realizou-se em Alvadia, Ribeira de Pena, um encontro promovido pela Associação dos Pastores Transmontanos (APT), que contou com a presença de pastores dos concelhos de Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Amarante, Boticas, Vila Real e Montalegre. Na...

«Água é de todos»

Na próxima segunda-feira, a campanha «Água é de todos» vai realizar, às 10h30, junto à Assembleia da República (AR), uma acção para apelar ao Parlamento que desencadeie os procedimentos tendentes à recuperação e...